quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sentidos físicos e o Yoga




Nunca pense por um simples momento que seus sentidos físicos são como eles deveriam ser. Eles não são de forma alguma. Eles foram treinados. Você pode ver as coisas se a sua sociedade permitir que você as veja. Você escuta coisas se a sua sociedade permitir  que você as escute. Você toca coisas se a sua sociedade permitir que você as toque.
O homem perdeu muito dos seus sentidos. Exemplo: o homem perdeu praticamente o seu olfato. Apenas veja um cachorro e sua capacidade de cheirar, o quanto é sensível o nariz dele. O homem parece ser muito pobre. O que aconteceu com o nariz do homem? Porque ele não pode cheirar tão profundamente?  Porque ele não pode cheirar tão longe quanto um cachorro ou um cavalo? O cavalo pode cheirar por milhas. O cachorro tem uma memória imensa de cheiros. O homem não tem memória. Alguma coisa está bloqueando o seu nariz.
Aqueles que estiveram estudando e trabalhando fundo nestas camadas dizem que é por causa  da repressão do sexo que o olfato é perdido. Fisicamente o homem é tão corrompido. E o olfato é uma das portas mais sexuais para o seu corpo. É através do cheiro que os animais começam a sentir se o macho está afinado com a fêmea ou não. O cheiro é uma indicação sutil de quando a fêmea está pronta para fazer amor com o macho. Ela libera um certo tipo de cheiro e somente através desse cheiro que o macho entende que ele é aceito. Se este cheiro não é liberado pelo organismo sexual da fêmea, o macho se afasta; ele entende que não está sendo aceito, que não é aceito por essa fêmea.
O homem destruiu o olfato porque seria difícil criar uma suposta sociedade culta se o seu sentido do olfato permanecesse natural. Você está caminhando por uma rua e uma mulher começa a cheirar e lhe dá uma indicação de aceitação. Ela é casada e o marido está com ela. O sinal está  lá de que você é aceito. O que você fará? Isto será incômodo, embaraçante! Perturbador e conflitante.
Você não olha as pessoas olho no olho, ou se você olha é por uns poucos segundos. Você não vê as pessoas  realmente; você continua evitando. Se você olha, é considerado ofensivo. Apenas se lembre, você realmente vê as pessoas? Ou você continua evitando os olhos dela? Porque se você não os evita,  então você pode ser capaz de ver algumas coisas que a pessoa não está querendo mostrar. Não é educado ver alguma coisa que ela não está querendo mostrar, assim é melhor evitar. Nós escutamos as palavras, mas não olhamos o rosto, porque muitas vezes as palavras e o rosto são contraditórios. Um homem está dizendo uma coisa e ele está mostrando outra e gradualmente nós perdemos completamente o sentido de ver a face, os olhos, os gestos. Nós apenas escutamos as palavras.  Apenas perceba isto e você ficará surpreso com as pessoas  que continuam dizendo uma coisa e mostrando outra. E ninguém detecta isto  porque você foi treinado a não olhar diretamente na face. Ou, mesmo se você olha, o olhar não  é de consciência, de atenção. Ele é vazio; ele é quase como se você não estivesse olhando.
Nós escolhemos os sons que escutamos. Nós não escutamos todos os tipos de sons, nós é que escolhemos e escolhemos tudo aquilo que for útil para escutar. E para diferentes sociedades e diferentes países, diferentes coisas  são valorizadas. Um homem que vive em um mundo primitivo, em uma floresta, em uma selva, tem um diferente tipo de receptividade para os sons. Ele tem que estar continuamente alerta e consciente dos animais. Sua vida está em perigo. Você não precisa estar alerta. Você vive em um mundo culto aonde os animais não existem  mais e não existe medo. Sua sobrevivência não está em jogo. Seus ouvidos não funcionam perfeitamente porque não existe necessidade.
 As pessoas não se tocam umas nas outras, elas não seguram as mãos, elas não se abraçam. E quando você segura a mão de alguém, você se sente embaraçado, a outra pessoa também se sente embaraçada. Mesmo se você abraça alguém, parece como se alguma coisa errada estivesse acontecendo. E você está com pressa de se afastar do outro corpo, porque o corpo dela pode abri-lo. Mesmo as crianças não são permitidas de abraçarem os seus pais. Existe um grande medo, e todo medo está basicamente, bem profundamente, enraizado no medo do sexo. Existe um tabu contra o sexo. Uma mãe não pode abraçar seu filho porque o filho pode ficar excitado sexualmente. E este é o medo. Um pai não pode abraçar a sua filha, ele está com medo que ele possa ficar excitado fisicamente. A excitação tem a sua própria maneira de trabalhar. Não há nada de errado em estar fisicamente excitado ou sexualmente excitado. Isto é simplesmente um sinal de que alguém está vivo, que alguém está imensamente vivo. Mas o medo, o tabu sexual,  lhe diz para manter-se longe, manter uma distância...
E este é todo o esforço do Yoga: Tornar o seu corpo vivo, sensível, jovem novamente, dar aos seus sentidos o máximo funcionamento. Então você funciona sem tabus; então a lucidez, a graça e a beleza começam a fluir. O excitamento surge novamente, abertura e o crescimento acontece. Você se sente constantemente novo, jovem e sempre em aventura.  O corpo se torna orgástico. A alegria o cerca. Através da alegria a corrupção primária desaparece; daí a minha insistência em ser alegre, em ser celebrativo, em desfrutar a vida, aceitar o corpo. Não apenas aceitá-lo, mas se sentir grato de que Deus lhe deu um corpo tão bonito, um corpo tão sensível, com muitas portas para se relacionar com a realidade; olhos e ouvidos e nariz e toque. Abra todas as janelas e deixe a brisa da vida fluir para dentro, deixe o raio do sol da vida entrar. Aprenda a ser mais sensível. Use todas as oportunidades para ser sensível desta forma o filtro primário e abandonado.
Quando você está sentado na grama, feche os olhos, se torne a grama, seja a grama. Sinta que é a grama, sinta o verde da grama, sinta a umidade da grama. Sinta o cheiro  sutil que continua sendo  liberado pela grama. Sinta o orvalho na grama. Então eles estão em você. Sinta os raios de sol brincando na grama. Por um momento fique perdido nisto e você terá uma nova sensação de seu corpo. E faça isto em qualquer tipo de situação; em um rio, numa piscina, deitado na praia nos raios do sol, olhando a lua à noite, deitado na areia com os olhos fechados e sentindo a areia. Milhões de oportunidades existem para tornar o seu corpo mais vivo novamente. E somente você pode fazer isto. A sociedade fez o seu trabalho de corrupção, você terá que desfazê-lo. E uma vez que você começa a escutar, a ver, a tocar, a cheirar, através da alegria, então você ouve a realidade, então você vê a realidade, então você cheira a realidade.
Pax!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário