quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Estar Só




        Tornar-se consciente significa saber que tudo depende de você. Mesmo os seus deuses dependem de você, porque são criados pela  sua imaginação. Tudo no fundo é uma parte de você, é você  é responsável por ela. Não há ninguém para ouvir suas desculpas, não há cortes de apelação. Enfim toda a responsabilidade é nossa.
        E estamos sozinhos, absolutamente sozinhos. E precisamos compreender bem isso. No momento em que uma pessoa se torna consciente, ela se torna só. Assim não podemos fugir desse fato através da sociedade, dos amigos, das multidões. Todo o processo da evolução trabalha em direção a isso. A consciência chega ao ponto onde você sabe  que está só. E somente  no estado de ser  sozinho é que você pode atingir o pleno estado de ser.
        E não é o sentimento de solidão. O sentimento de solidão é aquele que vem quando o indivíduo não está pronto para aceitá-lo. Porque não aceitando o fato de ser sozinho, você se sentirá  solitário. Então você encontrará alguma multidão, alguns tipos de intoxicação nos quais esquecer-se a si mesmo. A solidão criará sua própria mágica de esquecimento. Porque se você puder estar só, mesmo que seja por um momento apenas, o ego vai desaparecendo. Porque o ego só pode existir com relação a outros. Sempre que você está só, o ego torna-se fraco, ele não pode continuar  a existir por muito tempo, estando só.
          Porque através do isolamento o ego vai se desmanchando então não há  nada com o que se relacionar, desta forma não pode existir. E assim, se você está pronto para estar só, apenas aceitando o fato do isolamento tal como ele é isso poderá se tornar uma grande oportunidade. Então você é como uma semente, que tem muito potencial nela. Mas lembrando, que a semente deve destruir-se a si mesma para a planta crescer. O ego é uma semente, uma potencialidade. Se ele é destruído, o divino nasce. O divino não é nem o "EU" nem o "VÓS". É o "UM".  E assim chegando a uma unicidade.
           Mas vivemos criando falsos substitutos para esta unicidade, as supostas religiões, as multidões. Enfim sempre colocamos a responsabilidade nos outros, ou criamos algo que nos desvie e assim  sempre colocando  o outro responsável por qualquer coisa que nos aconteça e nunca  aceitamos o fato de que somos nós mesmos responsáveis por nós mesmos.
           Assim viva com o fato da responsabilidade; com o fato de que você está só. Se você puder viver com este fato, a explosão acontecerá. O caminho é árduo, mas é o único caminho. É através da dificuldade, da aceitação,  que você pode atingir essa explosão, então há o deleite. E se é dado a você, já pronto, perde seu valor, porque não se trabalhou por ele. E a capacidade de  regozijar-se, vem somente pela disciplina.
           Se você pode viver o fato da sua responsabilidade  por si mesmo, a disciplina automaticamente virá  para você. Por ser totalmente responsável por si mesmo, não tem outra saída a não ser tornar-se disciplinado .
              E se você é consciente do seu próprio estado de estar só interiormente, você também estará consciente da angústia  dos outros. Então você não será capaz de cometer um único ato irresponsável, porque você se sentirá responsável não apenas por si mesmo, mas também pelos outros. Se você pode viver com o fato de seu isolamento interior, você sabe que cada  um  e todos estão solitários. E uma vez sabendo disso é impossível não ser compassivo. E ma medida em que você se torna totalmente consciente da situação humana, você se torna religioso. Você se torna um mestre de si mesmo.



             Pax !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário