quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DEPRESSÃO




O homem sempre viveu com esperança, um futuro, um paraíso em algum lugar distante. Ele nunca viveu no presente, sua era de ouro ainda está por vir num futuro. Isto o manteve entusiasmado porque grandes coisas iam acontecer; todos os seus desejos iam ser preenchidos no amanhã. Havia grande prazer na antecipação. Ele sofria no presente; era miserável no presente. Mas tudo isto era completamente esquecido nos sonhos que iam um dia ser preenchidos no amanhã. O amanhã sempre foi doador de vida.
Mas a situação mudou. A velha situação não era boa porque o amanhã que preenchia os sonhos desse homem, nunca se tornou verdade. Ele morreu esperando. E mesmo em sua morte ele esteve esperando por uma vida futura. Mas ele verdadeiramente nunca experimentou nenhuma alegria, nenhum significado verdadeiro em sua vida. Mas isto era tolerável. Era somente uma questão de hoje; ela irá passar e o amanhã é certo que vai chegar. Os profetas, os salvadores estavam lhe prometendo todos os prazeres, que são condenados aqui - no paraíso. Os líderes políticos, os odeólogos sociais, os utopistas estavam lhe prometendo a mesma coisa, não no paraíso, mas aqui na terra, em algum momento distante no futuro, quando a sociedade passar por uma revolução total e não houver mais pobreza, nem classes, nem governo e o homem for absolutamente livre e tiver tudo o que ele precisa.
Ambos estão preenchendo basicamente a mesma necessidade psicológica. Para aqueles que eram materialistas, as utopias ideológicas, políticas, sociológicas eram atraentes; para aqueles que não eram tão materialistas, os líderes religiosos atraíam. Mas o objeto de atração era exatamente o mesmo: tudo o que você pode imaginar, pode sonhar, pode desejar, será totalmente preenchido. Com estes sonhos, as misérias do presente perecem ser muito pequenas. Havia entusiasmo no mundo; as pessoas não estavam deprimidas. A depressão é um fenômeno contemporâneo e ela aconteceu porque agora não existe amanhã. Todas as ideologias políticas falharam. Não existe nenhuma possibilidade de que o homem seja mesmo igual, nenhuma possibilidade de que haja um tempo onde não exista governo, nenhuma possibilidade de que todos os sonhos sejam preenchidos. E com isto veio com um grande choque. Simultaneamente o homem se tornou mais maduro. Ele pode ir a uma igreja, a uma mesquita, a um templo. Mas estas são somente conformidades sociais, porque ele não quer, em tal estado depressivo e negro, ser deixado sozinho; ele quer estar com a massa. Mas basicamente ele sabe que não existe paraíso; ele sabe que nenhum salvador virá.
Os hindus esperam cinco mil anos por Krishna. ele prometeu não somente que voltaria mais uma vez, ele prometeu que sempre que houvesse miséria, sofrimento, sempre que o vício estivesse acima  da virtude, sempre que pessoas bondosas e simples e inocentes fossem exploradas pelos astutos e pelos hipócritas, ele viria. Mas por cinco mil anos nenhum sinal foi visto dele.
Jesus prometeu que ele viria que voltaria e quando perguntado: Quando? Ele disse: "Em breve". Podemos esticar esse: "em breve". Mas não por dois mil anos; isto já é demais. A idéia de que nossa miséria, nosso sofrimento, nossa angústia será levada embora não é mais atraente. A idéia de que existe um Deus que cuida de nós parece ser simplesmente uma piada. Olhando para o mundo, não parece como se  alguém estivesse cuidando.
A realidade é que o homem sempre viveu na pobreza. Tem uma coisa bela na pobreza; ela nunca destrói a sua esperança, ela nunca vai contra os seus sonhos, ela sempre traz entusiasmo para o amanhã. Pode-se ser cheio de esperanças, acreditando que as coisas serão melhores: este período negro já está passando, logo haverá luz. Mas esta situação mudou. Nos países desenvolvidos, ou onde as pessoas podem ter tudo, o que sempre desejaram. Porque o grande problema da depressão está mais em países desenvolvidos do que nos não-desenvolvidos. Porque nos países menos desenvolvidos ou mais pobres, as pessoas ainda são esperançosas. A depressão se desenvolve mais em países desenvolvidos e pessoas que de certa forma já atingiram as suas metas. Porque agora o paraíso não irá mais funcionar, nem uma sociedade sem classes pode ajudar. Nenhuma utopia será melhor. Eles atingiram a meta, e este atingir a meta é a causa da depressão. Agora não existe mais esperança: o amanhã será negro e o dia depois de amanhã será ainda mais negro.
todas estas coisas que eles sonharam eram muito belas, eles nunca olharam para as implicações. Agora que eles as têm, eles as receberam com as implicações. Um homem é pobre, mas ele tem um apetite. E é melhor ser pobre e ter um apetite do que ser rico e não ter um apetite. O que você irá fazer com todo o seu ouro, com toda a sua prata, com todos os seus dólares? Você não pode comê-los. Você tem tudo, mas o apetite para o qual você esteve se esforçando o tempo todo  desapareceu. Você teve sucesso. Você atingiu um lugar que você gostaria de atingir, mas você não estava consciente dos subprodutos. Você tem milhões de dólares, mas você não pode dormir...
Quando um homem atingiu os objetivos que ele almejou, acalentou então ele se torna consciente de que existem muito mais coisas em volta dele. Por exemplo, por toda a  sua vida você tenta ganhar dinheiro, pensando que um dia, quando você o tiver, você viverá uma vida relaxada. Mas você esteve tenso por toda a sua vida, a tensão se tornou sua disciplina, e no fim de sua vida, quando você conquistou todo o dinheiro que você quis, você não pode relaxar. Toda uma vida disciplinada com tensão e angústia e preocupação não irão relaxá-lo. Assim você não é um ganhador, você é um perdedor. Você perde o seu apetite, você destrói a sua saúde, a sua sensibilidade, a sua delicadeza. Você destrói o seu senso estético. Porque não existe tempo para todas estas coisas que não produzem dólares... Você está constantemente correndo atrás de dólares. Quem tem tempo para olhar as rosas? E quem tem tempo para olhar os pássaros voando? E quem tem tempo de olhar a beleza dos seres humanos? Você adia todas essas coisas de maneira que um dia quando tiver tudo, você irá relaxar e desfrutar. Mas com o tempo você teve tudo, você se tornou um certo tipo de pessoa disciplinada, que agora está cego para as rosas, que está cego para a beleza, que não pode desfrutar a música, que não pode entender a dança, que não pode entender a poesia, que só pode entender os dólares. Mas tais dólares não dão satisfação.
Esta é a causa da depressão. É por isto que ela ocorre mais nos países desenvolvidos e nas pessoas que já atingiram as suas metas. Porque a depressão atinge as pessoas que de certa forma tem tudo o que precisam. Porque agora não existe mais uma esperança de conseguir remover a sua depressão, porque essa pessoa já tem tudo do que ela precisa. E a sua condição é realmente lastimável... Esse homem agora...nunca pensou nas implicações, ele nunca pensou nos subprodutos, ele nunca pensou no que estava perdendo ganhando dinheiro... Ele nunca pensou que perderia tudo aquilo que o poderia fazer feliz simplesmente porque ele sempre empurrou todas estas coisas para o lado. Ele não tinha tempo e a competição era dura e ele tinha que ser duro. No final ele descobre que seu coração está morto, sua vida é sem  sentido. Ele não vê nenhuma possibilidade no futuro de qualquer mudança, porque: "O que mais existe...?"
Então um homem pode ser muito rico, mas ele precisa aprender a desfrutar. O desfrute é algo que precisa ser nutrido. É uma certa disciplina, uma certa arte,... a maneira de desfrutar. E se leva tempo para entrar em contato com as grandes coisas da vida. Mas o homem que está correndo atrás do dinheiro somente, passa ao lado de tudo que é uma porta para o divino, e ele chega no fim da estrada e não há nada na sua frente exceto a morte.
Toda a sua vida ele foi miserável. ele tolerou e ignorou isto na esperança de que as coisas iriam mudar um dia. Agora ele não pode ignorar e não pode tolerar porque amanhã existe somente a morte e nada mais. E o acúmulo de miséria de toda a sua vida que ele ignorou, o sofrimento que ele ignorou, explode em seu ser.
O homem mais rico, de um modo, é o homem mais pobre no mundo. Ser rico e não ser pobre é uma grande arte. Ser pobre e ser rico são o outro lado da arte. Existem pessoas que são pobres as quais você achará imensamente ricas. Elas não têm nada, mas elas são ricas. Suas riquezas não estão em coisas, mas em seus seres, em suas experiências multidimensionais. E existem pessoas ricas que têm tudo, mas são absolutamente pobres e vazias e ocas. Bem dentro existe somente um cemitério.
Não é uma depressão da sociedade, porque então ela afetaria os pobres também; é simplesmente uma lei natural e o homem agora tem que aprender isto. Até agora não havia necessidade, porque ninguém tinha atingido um ponto onde ele tinha tudo, enquanto dentro havia completa escuridão e ignorância.
A primeira coisa na vida é encontrar sentido no momento presente.
O sabor básico do seu ser deveria ser de amor, de alegria, de celebração. Então você pode fazer tudo; os dólares não irão destruir isso. Mas você coloca tudo de lado e simplesmente corre trás de dólares achando que os dólares podem comprar tudo. E então um dia você descobre que eles não podem comprar nada e você devotou toda a sua vida aos dólares.
Esta é a causa da depressão. E particularmente no ocidente a depressão está sendo muito profunda. No oriente existiram pessoas ricas, mas havia uma certa dimensão disponível. Quando a estrada da riqueza chegava ao fim, eles não permaneciam parados lá; eles se moviam para novas direções. Esta nova direção estava no ar, disponível por séculos. No oriente o pobre estava em uma condição muito boa e o rico estava em uma condição tremendamente boa. O pobre aprendeu o contentamento assim eles não se preocupavam em correr atrás da ambição. E o rico entendeu que um dia você tem que renunciar tudo isto e ir a busca da verdade, em busca do significado.
No ocidente, no final, a estrada simplesmente acaba. Você pode voltar, mas voltando não irá ajudar sua depressão. Você precisa uma nova direção. Porque quando você estiver no último degrau você descobre que não existe mais nada, que o nada vai levar você a nada. Que só existe o suicídio ou a loucura, ou a hipocrisia; você continua sorrindo até que a morte acaba com você, mas bem no fundo você sabe que está desperdiçando a sua vida.
No oriente, a depressão nunca foi um problema. O pobre aprender a desfrutar o pouco que ele tinha e o rico aprendeu que ter todo mundo aos seus pés não significa nada. Você tem que ir a busca do significado, não do dinheiro. E eles tinham precedentes; por milhares der anos às pessoas foram em busca da verdade. E a encontraram. Não há necessidade de ficar desesperado, em depressão, você apenas tem que se mover para uma dimensão desconhecida. Eles nunca a exploraram, mas quando eles começam a explorar a nova dimensão, ela significa uma jornada interior, uma jornada para eles próprios, tudo o que eles haviam perdido começa a retornar.
O ocidente precisa urgente de um movimento meditativo. Caso contrário a depressão ira matar pessoas. É preciso um grande movimento de meditação atingindo cada pessoa. Precisamos de pessoas com energia meditativa, para que elas possam  servir de exemplo para aqueles que estão deprimidos. Se eles podem ver que existem pessoas que não estão deprimidas, mas pelo contrário, que eles estão imensamente alegres, talvez uma esperança possa nascer dentro deles. Agora eles podem ter tudo e não há necessidade de se preocuparem. Eles podem meditar. Que não precisam renunciar da sua riqueza ou de qualquer outra coisa. Deixe tudo do jeito que é. Somente aprenda a adicionar uma coisa a mais na sua vida. Até agora você apenas tem adicionado coisas na sua vida. Agora adicione algo para o seu ser. E isto criará a música, o milagre, à mágica, isto criará uma nova vibração, uma nova juventude, um novo frescor.
Não é insolúvel. O problema é grande, mas a solução é muito simples...

Pax!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário