quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Do Riso a Alegria do Mundo




O mundo deveria ser menos sério e mais sensível, sincero evidentemente, mas nunca sério.
Eu gostaria que o mundo soubesse que o senso de humor, a alegria de viver é uma das qualidades mais fundamentais de um homem religioso. Religião e ser religioso são duas coisas diferentes: Religião é onde você tem um sistema de crenças, onde você se denomina e segue um sistema. E ser religioso você sabe que é parte do todo, você segue as diretrizes do seu coração, você segue o que sua alma quer.
A risada deveria fazer parte da religião porque a risada é a própria essência da religião. A seriedade nunca é religiosa, não pode ser. A risada pertence ao ego e é precisamente parte da própria doença. Porque existe uma grande diferença entre a risada de uma pessoa religiosa de uma pessoa não religiosa. A diferença é quando você ri você ri dos outros e um homem religioso ri de si mesmo ou de todo o ridículo do ser humano.
A religião não pode ser mais do que uma celebração da vida. E a pessoa séria se torna um incapaz, ela cria barreiras. Ela não consegue dançar, não consegue cantar, não consegue celebrar. A própria dimensão da celebração desparece da sua vida. Ela se torna como que um deserto. E se você for um deserto, você continua pensando e fingindo que é religioso, mas você não é. Você pode ter 60 e 70 anos, mas continua não sendo religioso. Você pode ser um cristão, um budista, um hindu, um muçulmano, mas você não pode ser religioso. Porque você acredita em algo, mas você não sabe nada. Você acredita em teorias e um homem sobrecarregado de teorias se torna sério. E um homem que não está sobrecarregado de teorias começa a rir. Toda a brincadeira da existência é tão bonita que a risada é a única resposta possível a ela, somente a risada pode ser a verdadeira oração, a gratidão.
E se você não puder rir você perderá muitas coisas na vida; você perderá muitos mistérios. Sua risada faz de você uma pequena criança inocente, sua risada une você com a existência, ao barulho do oceano, às estrelas e seu silêncio.
Sua risada faz de você a única parte do mundo que se tornou inteligente, porque somente pessoas inteligentes podem rir. É por isso que os animais não podem se dar o luxo de rir, eles não tem a inteligência necessária para isso.
E como a seriedade sempre tem sido considerada quase que uma necessidade para a respeitabilidade, todos se tornam sérios. Não é que as pessoas sejam sérias por alguma razão. Mas agora isso se tornou sua segunda natureza, elas se esqueceram completamente de que a seriedade é uma doença, que isso significa que o senso de humor está morto em você. Caso contrário, a vida toda é tão cheia de coisas divertidas por toda parte. Se você tiver senso de humor, ficará surpreso ao notar que não existe tempo para ser triste; a todo o momento uma coisa diferente está acontecendo em algum lugar.  E durante a vida se vai esquecendo-se do riso e sempre que você se esquece do riso, você esquece-se das canções, do amor, da dança, não é somente que você esqueça-se do riso. O riso tem sua própria combinação de qualidades, exatamente como a seriedade tem sua própria combinação de qualidades. Esqueça-se do riso e você esquecerá-se do amor.
O riso é tão sagrado como uma oração.
Apenas observe uma criança pequena; observe sua risada, é muito profunda, ela vem do centro do seu próprio centro. Quando uma criança nasce, a primeira atividade social que ela aprende, ou talvez ela não aprendesse, ela já traz isso consigo mesma, é a de sorrir. Sorrir é a primeira atividade social; ao sorrir ela se torna parte da sociedade. Parece muito natural e espontâneo e outras coisas virão mais tarde. Quando a mãe vê seu filho sorrindo, ela fica tremendamente feliz porque esse sorriso mostra saúde, inteligência. Esse sorriso mostra que a criança viverá, será feliz. E a mãe fica simplesmente emocionada.
Sorrir é a primeira atividade social, e deveria permanecer a atividade social básica. As pessoas deveriam ser capazes de rir por toda a sua vida. Se você puder rir em todos os tipos de situação, você tornará realmente capaz de enfrentá-las e esse enfrentar trará maturidade a você. E nem por isso você não deva chorar. Na verdade, se você não puder rir você não poderá chorar. O riso e o choro caminham juntos; são partes de um fenômeno, do mesmo processo do ser verdadeiro e autêntico. Existem milhões de pessoas cujas lágrimas secaram; seus olhos perderam o brilho, a profundidade; seus olhos perderam a água. Porque elas não podem derramar lágrimas, não podem chorar as lágrimas não podem fluir naturalmente. Se o riso for mutilado, as lágrimas também serão. Somente uma pessoa que ri bem também pode chorar bem. E se você puder rir bem e chorar bem, você está vivo. O homem morto não pode rir e não pode chorar. O homem morto pode ser sério. Observe um cadáver, o homem morto consegue ficar sério de uma maneira muito perfeita. Somente um homem vivo pode rir e chorar.
Esses são os estados do seu ser interior e são climas muito enriquecedores. Mas aos poucos todos esquecem. Aquilo que era natural no começo se torna artificial. Você precisa de que alguém o cutuque para você rir, que lhe faça rir, que lhe faça cócegas e somente então você ri. É por isso que existem tantas piadas no mundo.
 Talvez você não tenha observado ainda, mas o judeu tem as melhores piadas do mundo. E a razão é simples. Eles vieram de um sofrimento muito profundo, de um sofrimento mais profundo do que qualquer outra raça. Eles tiveram de criar piadas, do contrário eles estariam mortos ha muito tempo. Eles passaram por tantos tormentos foram tão torturados através dos séculos, foram oprimidos, assassinados. Eles tiveram de criar um senso de comicidade, foi um estratagema para sobreviver e conseqüentemente, eles tem as piadas mais bonitas e engraçadas.
Então somente nós rimos quando existe alguma razão que nos force a rir. Contam uma piada, e você ri porque uma piada cria uma excitação em você. Todo mecanismo de uma piada é: a história vai numa direção e, de repente ela muda a direção; a virada é tão súbita, tão drástica, que você não poderia tê-la previsto. A excitação cresce e você fica esperando pela parte final onde está o sentido e a graça. E então, de repente, o que quer que você possa estar esperando nunca vem, algo absolutamente diferente, algo muito absurdo e ridículo, nunca preenchendo sua expectativa. E se a piada for lógica, ela perderá toda graça, a qualidade de fazer rir, porque aí você será capaz de prever. Então, quando a piada estiver sendo dita, você já terá chegado ao final, porque será um silogismo, será simples aritmética. Mas aí ela não terá nenhuma graça. Uma piada faz uma virada repentina, tão repentina, que seria quase impossível você tê-la imaginada, suposto. Ela dá um salto, um salto quântico e é por isso que ela liberta tanta risada. É uma maneira psicológica sutil de fazer cócegas.
Você precisa aprender a rir ou reaprender a rir, senão você tenderá a se tornar sério, mais e mais sério. E a seriedade é um crescimento cancerígeno.
A risada traz força. Agora até mesmo a ciência médica diz que a risada é um dos remédios que vão mais fundo dentre os que a natureza forneceu ao homem. Se você puder rir quando estiver doente, você recuperará sua saúde mais cedo. Se você não puder rir, mesmo se você estiver saudável, mais cedo ou mais tarde você perderá sua saúde e ficará doente.
O riso traz alguma energia da sua fonte interna para a superfície. A energia começa a fluir, segue o riso como uma sombra. Você já observou isso? Quando você começa a rir realmente, durante aqueles poucos momentos você está num estado profundo meditativo. O pensamento pára. É impossível rir e pensar ao mesmo tempo. São coisas diametralmente opostas; ou você ri ou você pensa. Se você está rindo de verdade o pensamento tem que parar. Se você ainda estiver pensando, então o riso é apenas um meio riso, não está sendo inteiro, será devagar, não será total. Será um riso mutilado.
Quando você ri realmente, a mente desaparece. E toda a metodologia ZEN é de como entrar na não-mente. O riso é uma das portas mais bonitas para se entrar nela.
O riso pode ser uma bela introdução a um estado de não-pensamento, para um caminho meditativo.
E se você é uma pessoa meditativa, você dá você compartilha. Você não acumula você não é mesquinho, você não possui. Como você pode possuir nesse mundo? Você não estava aqui, e o mundo já estava; você não estará aqui um dia e o mundo ainda estará aqui. Como você pode possuir? Como você pode reclamar: Eu sou o dono? Como pode você ser dono de qualquer coisa? E se você for meditativo, toda a sua vida se tornará um compartilhar; você dará tudo o que você puder dar: seu amor, sua compreensão, sua compaixão; o quer que você possa dar você dará: sua energia. E você terá prazer nisso.
Não há prazer maior do que o de compartilhar algo. Você já deu alguma coisa a alguém?É por isso que as pessoas gostam tanto de dar presentes. É pura delícia! Quando você dá alguma coisa a alguém, pode ser sem valor, pode ser de pouco valor, mas simplesmente a maneira, simplesmente o gesto de dar satisfaz tremendamente. Simplesmente pense numa pessoa cuja vida é um presente, para quem todo momento é um compartilhar. Ela vive no céu e não há outro céu a não ser esse.
O ZEN acredita que a verdade não pode ser expressa através de palavras, mas pode ser expressa por gestos, pela ação. Você pode realizar alguma coisa na vida. Você pode dizê-la, mas você pode mostrá-la
Seja desapegado, mas esteja aqui, porque não há outro lugar para se estar. Esse é o único mundo, não há outro mundo. Assim, seus monges, que estão sentados nos templos e mosteiros, nas cavernas dos Himalaia, são simplesmente escapistas. Renuncie! Mas não há necessidade alguma de escapar, renuncie e ainda assim esteja aqui. Esteja no mundo, mas não seja do mundo. Permaneça na multidão e permaneça sozinho. Faça mil e umas coisas, faça tudo o que for necessário, mas nunca seja o fazedor. Não acumule ego.
Não há nada de errado em ser mundano. Seja mundano, e ainda assim permaneça não- mundano e essa é a própria arte, a arte de viver entre dois opostos, de equilibrar-se entre dois opostos. É um caminho muito estreito, como um fio de navalha, mas esse é o único caminho. Se você perder esse equilíbrio, você perderá a verdade.
Permaneça aqui e agora nesse mundo, continue no seu caminho e continue com uma profunda risada em seu ser. Dance seu caminho para Deus! Cante seu caminho para Deus!
Dê uma boa risada, porque a vida é o nosso maior presente que a Existência podia ter nos dado. Realmente cante dance e ria para a vida, pois ela merece toda a nossa gratidão. Agradeça a existência pela sua vida, pela sua oportunidade de estar aqui.
Pax!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário