sábado, 20 de novembro de 2010

Psicanálise e Meditação




Primeiramente precisamos entender com transcender a mente, que nenhum problema enraizado na mente pode ser solucionado sem que se transcenda a mente. Você pode postergar o problema, pode devolver à pessoa uma certa normalidade, pode diluir o problema, mas não pode solucioná-lo. Você pode fazer com quem a pessoa viva melhor em sociedade por meio da psicanálise, mas a psicanálise nunca resolve o problema. Ele simplesmente muda de lugar, mas não desaparece. Ele irromperá novamente mais cedo ou mais tarde, e cada vez que isso acontecer ficará mais difícil postergá-lo ou se desviar dele.
A psicanálise é um alívio temporário, porque ele é incapaz de conceber qualquer coisa que transcenda a mente. Um problema só pode ser resolvido quando você vai além dele. Se não pode ir além dele, então você é o problema. Então quem vai resolvê-lo? E como se vai resolvê-lo quando “Você” é o problema? Ele não é algo que está separado de você.
O Yoga, o Tantra e todas as técnicas de meditação se baseiam numa premissa diferente. Eles dizem que os problemas estão do lado de fora, estão em torno de você; você nunca é o problema. Você pode trancendê-los, pode olhar para eles como um observador olha para um vale do alto de uma montanha. Esse “EU” testemunha pode solucionar o problema. Na verdade, só testemunhar o problema já é quase que o suficiente para resolvê-lo, pois, quando você testemunha um problema, quando consegue observá-lo imparcialmente, quando não se vê envolvido por ele, você é capaz de dar um passo para trás e olhar para ele. A própria clareza que advém do testemunho dá a você uma indicação, uma chave secreta. E quase todos os problemas se originam da falta de clareza para entendê-los. Você não precisa de soluções, precisa de clareza.
O problema entendido da maneira certa se resolve naturalmente, pois ele surge por meio da mente que não compreende. Você cria o problema porque não compreende. Portanto, o básico não é solucionar o problema, é sim criar mais entendimento. Com mais compreensão, com mais clareza, o problema pode ser encarado com imparcialidade, observado como se não pertencesse a você e sim a outra pessoa. O problema só será resolvido quando você conseguir criar uma distância entre você e ele.
E a meditação cria essa distância, ela dá a você uma perspectiva. Você vai além do problema. O nível de consciência muda. Com a psicanálise você continua no mesmo nível. O nível nunca muda, a sua vibração nunca muda. Na verdade você volta a se ajustar ao mesmo nível. A sua percepção, a sua consciência, e capacidade de testemunhar não mudam. Mas quando você entra na meditação, você cria asas, você voa mais alto. Tudo está no vale e você está no alto de uma montanha, dessa perspectiva, dessa elevação, todo os problemas parecem diferentes. Quanto mais distante você está, mais capaz você é de observar as coisas de como se elas não lhe pertencessem. E quando um problema não lhe pertence, você consegue dar bons conselhos sobre como resolvê-los. Quando o problema pertence à outra pessoa, você sempre consegue demonstrar sabedoria.  Mas se o problema lhe pertence, você fica simplesmente sem saber o que fazer. O que acontece? Porque isso acontece? O problema é o mesmo, mas você não está envolvido. Quando se trata do problema de outra pessoa, existe certo distanciamento que lhe permite encará-lo com imparcialidade. Todo mundo é bom conselheiro quando o problema é dos outros, mas quando o problema é seu toda sabedoria se perde porque não há distanciamento. Alguém morre e você vê a pessoa muito angustiada, você nessa hora consegue dar bons conselhos, consegue dizer que a alma é imortal, que a vida é eterna, que ninguém morre de fato. Mas, quando morre alguém que você ama, alguém muito próximo, íntimo, você se debulha em lágrimas. Nesse momento você não consegue ser um bom conselheiro para si mesmo, dizer que a vida é eterna, que é imortal e que ninguém morre. Isso fica parecendo um absurdo. Então quando se está aconselhando os outros, você pode parecer um bobalhão. Se disser a alguém que acabou de perder um ente querido que a vida seja eterna, essa pessoa vai pensar que você é um idiota. Para ela você está dizendo bobagens. Ela sabe o quanto é duro perder um ser amado, nenhum conselho agora vai lhe trazer consolo. E ela sabe por que você está dizendo isso. Porque o problema não é seu. Você pode bancar o sábio, mas ela não pode.
Agora por meio da meditação, você pode transcender esse seu ser ordinário e ver você de um novo ângulo. Surge em você um novo platô de onde você pode olhar as coisas de maneira, diferente, nova. Você cria esse distanciamento. Os problemas existem, mas eles estão longe de você agora. Como se estivessem acontecendo com outra pessoa. Agora você pode aconselhar a si mesmo, embora isso nem seja necessário. Porque a própria distância faz com que você fique mais sábio. Então toda técnica de meditação consiste em criar uma distância entre os problemas e você. Neste momento, do jeito que é. Você está tão enredado nos seus problemas, que não consegue pensar, que não consegue contemplar, que não consegue enxergar através deles e muito menos testemunhá-los.
A psicanálise só propicia um reajustamento. Ela não é uma transformação de fato. Com a psicanálise, você fica dependente, você precisa de um especialista e esse especialista faz tudo. Se o problema for muito profundo, o especialista ficará com você um ano, dois, quem sabe cinco. Nesse tempo você está dependente dele. Você não está crescendo. Pelo contrário, estará se tornando cada vez mais dependente. Precisará dessa psicanálise todo dia, ou duas vezes por semana, ou três. Se perder uma sessão, ficará perdido. E se você interromper o tratamento ficará perdido. Ele se torna intoxicante. Você começa a depender de outra pessoa, alguém que é especialista. Você pode contar a essa pessoa o seu problema ela resolverá, vocês discutirão a respeito, ela vai trazer à tona as raízes inconscientes. Mas outra pessoa fará tudo. A solução será dada por outra pessoa. Mas um problema resolvido por outra pessoa não lhe trará maturidade. Pode trazer mais maturidade para o especialista, porque ele vai ficar mais experiente na área, mas você não crescerá. Inclusive você pode ficar mais imaturo, porque sempre que você estiver em apuros, você vai precisar de conselhos de um especialista, de um profissional. Porque mesmo esse especialista faz psicanálise. Eles têm os seus próprios problemas. Eles solucionam os problemas dos outros, mas não conseguem resolver os seus próprios problemas. Mas uma vez é um problema de distanciamento. Todo psicanalista procura outra pessoa para resolver os seus problemas, ele é como qualquer outro profissional de saúde. Se o medido está doente, ele não consegue se autodiagnosticar A doença está tão próxima dele, que ele fica com medo e procura outra pessoa. Ele não consegue ter esse distanciamento.
E porque isso acontece? Porque nesse momento você teria que estar totalmente imparcial e você não consegue ser. Por isso que o psicanalista pode ajudar outras pessoas, mas precisa procurar ajuda de outro psicanalista quando está com problemas.
Veja o exemplo de Sigmund Freud, ele é o pai e fundador da psicanálise, estudou profundamente os problemas. Agora no que diz respeito a ele próprio, nem um único problema foi resolvido. Ele tinha muito medo. O medo era um problema para ele, assim como é para todo mundo, ele tinha muito medo e estava sempre nervoso. A raiva também era um problema para ele, assim como é pra qualquer pessoa. Os seus acessos de raiva eram tão fortes que ele chegava a ter desmaios. Esse homem sabia muito sobre a mente humana, mas quando se tratava dele, esse conhecimento parecia inútil. Jung também saia de si quando estava muito preocupado, ele costumava ter ataques.
E qual eram os problemas deles? A distância era o problema. Eles vinham pensando em problemas, mas não tinham ampliado a sua consciência. Eles pensavam de modo intelectual, racional, lógico e chegavam a uma conclusão. Talvez as conclusões estivessem certas, mas não é esse o ponto. Eles não cresceram do ponto de vista da consciência, não transcenderam em nenhum sentido. E a menos que você transcenda os problemas não podem ser resolvidos, eles só podem ser ajustados. Tanto que Freud nos seus últimos dias de vida disse que o homem é incurável. Podemos esperar no máximo que ele seja ajustado, não nos resta outra esperança. O homem não pode ser feliz. Podemos na melhor das hipóteses, dar um jeito para que ele não seja tão infeliz.
Que tipo de solução pode resultar de uma atitude dessas? E ele disse isso depois de quarenta anos de experiência com seres humanos. Concluiu que não há nada que se possa fazer pelo ser humano, que somos infelizes por natureza e que permaneceremos nessa condição.
E olhando pela meditação, não é o ser humano que é incurável e sim a nossa consciência que é muito pequena e que cria os nossos problemas. Expanda a consciência, aumente a consciência e o problema diminui. Eles existem na mesma proporção, se existir pouca consciência haverá muitos problemas; se existir muita consciência haverá poucos problemas. Com consciência total, não existem problemas, pois eles nem sequer aparecem. A psicanálise pode no máximo tentar curar, porque os problemas vão continuar surgindo, ela não é profilática. A meditação vai lá no fundo, ela mudará você de modo que os problemas não apareçam. A psicanálise está preocupada com problemas. A meditação está preocupada com você, diretamente, não está preocupada com os problemas. É por isso que os maiores psicólogos de todos os tempos: Buda, Jesus, Mahavira, Lao-Tsé, não falam de problemas. Por isso que a psicanálise é considerada como algo muito inovador, porque Freud conseguiu provar no século XX cientificamente a existência de algo como o inconsciente. Mas os tempos mostram que Buda já falava disso há 25 séculos, mas ele nunca tentou resolver nenhum problema, porque segundo ele dizia, os problemas são infinitos. Se você viver a vida toda preocupado em resolver todos os problemas, nunca será capaz de resolver de fato. Concentre a sua atenção na pessoa, esqueça os problemas. Concentre-se no próprio ser e ajude-o a se desenvolver. À medida que se desenvolver, ele fica mais consciente e os problemas vão desaparecendo, você não precisa ficar preocupado em resolvê-los.
Uma pessoa esquizofrênica está dividida, fragmentada. A psicanálise tratará essa personalidade fragmentada, procurará um meio de trabalhar esse problema, procurará ajustar essa pessoa para que ela consiga ter uma vida normal, consiga viver pacificamente em sociedade. A psicanálise tratará o problema, a esquizofrenia. Se essa pessoa procurasse um Buda, por exemplo, ele não falaria sobre o estado de esquizofrenia. Ele diria. “Medite para que o seu interior recupere a integridade. Quando isso acontecer, a cisão na periferia desaparecerá”. A cisão existe, mas não é a causa, é só o efeito. Em algum lugar, nas profundezas do ser, existe uma dualidade e essa dualidade criou essa rachadura na periferia. Você pode continuar cimentando a rachadura, mas internamente ela continuará existindo. Posteriormente, vai aparecer em outro lugar. E você volta a cimentá-la, ele ela voltará em algum outro lugar novamente. Por isso, se você trata um problema psicologicamente, outro aparece imediatamente, e quando você tratar esse outro, um terceiro aparecerá. Para os profissionais isso é bom, eles vivem disso. Mas não ajuda você. Teremos que ir além da psicologia, terá que ir para um crescimento interior, terá que expandir a consciência. Sem o desenvolvimento não há mudança. E nesse caso a psicanálise não ajudará.
E aos poucos as coisas parecem estar começando a mudar. Muitos já estão vendo a psicanálise como algo obsoleto. Alguns pensadores já estão estudando as possibilidades de começar a expandir a consciência de modo a tornar as pessoas mais despertas, alertas e conscientes.
Precisamos continuar a não nos preocupar com os problemas e sim e expandir a nossa consciência. Precisamos transformar o criador dos problemas. E uma vez o criador transformado, os problemas na periferia desaparecem, ninguém mais coopera com eles, ninguém mais os ajuda a criá-los, ninguém mais tira proveito deles. Porque você tira proveito deles, por isso você os cria. Você continua criando problemas por várias razões. Toda a humanidade está doente. Existem causas e razões básicas para isso. Sempre que uma criança está doente, ela ganha atenção, quando está saudável, ninguém nem liga muito para ela, sempre que essa criança está doente, os pais a amam, ou pelo menos fingem ou dizem que amam. Mas quando ela está bem, ninguém se preocupa com ela, ninguém pensa em lhe dar um beijo ou um abraço gostoso. A criança aprende o truque. E o amor é uma necessidade básica, a atenção é um nutriente básico. Para a criança a atenção é potencialmente mais necessária do que o leite quase, porque sem atenção, algo dentro dela morre.
Até as plantas crescem melhor e mais rápidas se você der atenção a elas, ou se olhá-las com amor pelo menos.
Atenção é energia. Quando alguém olha para você com amor, essa pessoa está lhe dando alimento, um alimento muito sutil. É por isso que toda criança precisa de atenção, e você só lhe dá atenção quando está doente, quando está com algum problema. Por isso, se ela precisa de atenção, criará problemas, vai se tornar encrenqueira. O amor é uma necessidade básica. O seu corpo só cresce se receber amor. Mas você só consegue receber amor quando está doente, quando tem algum problema, do contrário ninguém lhe dar atenção e amor. A criança aprende os seus costumes e então começa a criar problemas. Sempre que está doente ou tem um problema, todo mundo lhe dá atenção. Observe as crianças quando você recebe visitas. Basta chegar uma visita que elas criam confusão, porque você passa a dar atenção às visitas e elas se sentem carentes. Elas querem a atenção dos pais, das visitas e de todo mundo. Elas criarão alguma coisa para obter a atenção. E isso é inconsciente, mas isso acaba se tornando um padrão. E quando chega a idade adulta continuam com esse comportamento.
Um psicanalista é alguém que ganha a vida dando atenção, durante uma hora ele olha para você atentamente. Qualquer coisa que você diga ele ouve, mesmo que você diga qualquer bobagem. E convence você a falar mais, qualquer coisa relevante ou irrelevante. E você se sente bem. Muitos pacientes se apaixonam pelo terapeuta. E é um grande problema resguardar esse relacionamento paciente e terapeuta, mais cedo ou mais tarde, ele acaba se tornando um relacionamento romântico. Porque o paciente se apaixona pelo terapeuta? Ou vice versa? Porque talvez pela primeira vez ela esteja recebendo atenção. A necessidade de amor está sendo satisfeita.
Portanto a menos que o seu ser básico seja transformado, não adiantará querer resolver problemas. Você tem um potencial infinito para criar novos problemas. A meditação é um esforço para primeiro tornar você independente e segundo, mudar o tipo e a qualidade da sua consciência. Com uma nova qualidade de consciência, os antigos problemas não podem existir. Eles desaparecem. Quando você era uma criancinha, tinha um tipo de problemas. Quando ficou mais velho, eles desapareceram. Para onde foram? Você não teve de solucioná-los, eles simplesmente se evaporaram. Você nem mesmo lembra-se dos seus problemas de infância. Você cresceu e eles deixaram de existir. Depois você cresceu mais um pouco e passou a ter outros tipos de problemas, quando se tornou adulto, eles deixaram de existir. Não que você tenha conseguido resolvê-los, ninguém é capaz de resolver problemas, você simplesmente cresceu e os deixou para trás. Quando você fica mais velho, você ri daqueles problemas que costumava ter e que pareciam nunca acabarem. E para onde foram todos aqueles problemas? Você os resolveu? Provavelmente que não e com certeza que não. Você simplesmente cresceu e eles deixaram de existir porque eles pertenciam àquela etapa da sua vida, aquela etapa de crescimento.
E algo parecido acontece quando você amplia sua consciência. Os problemas também passam a não existir mais, chega um momento que você fica tão consciente que eles param de aparecer. Meditação não é analise. Meditação é crescimento, ela não diz respeito a problemas e sim ao seu ser.
Por isso procure de desenvolver, cresça você tem uma grande oportunidade para isso. A existência lhe deu uma grande oportunidade de você transcender os seus problemas. Você está vivo. Você quer mais algum motivo?
Pax!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário