domingo, 12 de dezembro de 2010

Segurança!




O Homem que está verdadeiramente vivo sempre se sentirá inseguro. Que segurança pode existir?
      A vida não é um processo mecânico; não pode ser predeterminada. Ela é um mistério imprevisível. Ninguém sabe o que acontecerá em seguida. Nem Deus, que você acha que mora em algum lugar no sétimo céu; nem mesmo ele, se estiver lá, nem ele sabe o que vai acontecer! Porque se ele sabe o que vai acontecer, então a vida é só trapeação, tudo é escrito de antemão, ou determinado de antemão. Como ele pode saber o que vai acontecer se o futuro está em aberto? Se Deus sabe o que vai acontecer daqui a pouco, então a vida é só um processo mecânico, morto. Então não existe liberdade, e como pode existir vida sem liberdade? Então não há´possibilidade de crescer ou não crescer. Se tudo é predestinado, não existe glória e nem grandeza. Seríamos apenas robôs.
       Não, nada é seguro. Nada pode ser seguro, porque uma vida segura seria pior do que a morte. Nada é certo. A vida é cheia de incertezas, cheia de surpresas, e é aí que está a beleza dela! Você nunca chegará ao ponto em que poderá dizer: " Agora estou certo disso". Quando disser que está certo de alguma coisa, estará simplesmente declarando a própria morte.
       A vida continua em marcha, com mil e uma incertezas. É aí que está a liberdade dela. Não chame isso de insegurança. Podemos entender porque a mente chama a liberdade de "insegurança"... Imagine; um preso numa cela por alguns anos, você sabe que no dia de ser solto, o prisioneiro começa a sentir uma incerteza quanto ao futuro. Tudo era garantido na cela, tudo não passava de pura rotina. Ele tinha comida, proteção. Agora de repente, depois de muitos anos, ele é solto. Ele começa a tremer. Fora dos muros da prisão, mais uma vez haverá incertezas; mais uma vez ele terá que buscar, procurar; mais uma vez terá que viver em liberdade.
        E a liberdade dá medo. As pessoas falam sobre liberdade, mas elas tem medo. E um homem não é homem ainda se ele tem medo da liberdade. Tem um ditado que diz: "Dou a você a liberdade; não dou segurança. Dou a você entendimento; não dou conhecimento". O conhecimento lhe traz certezas. Se existe uma fórmula pronta, então você tem certezas. E as pessoas normalmente não querem a liberdade, querem fórmulas fixas. Porque isso exige de você uma tremenda coragem e responsabilidade tamnbém.
        Porque a vida é incerteza, sua  própria natureza é incerta. E um homem inteligente nunca tem certeza de nada.
        E essa própria disposição para permanecer na incerteza é coragem. A própria disposição para ficar na incerteza é confiança. A pessoa inteligente é aquele que está sempre alerta, não importa a situação, e a enfrenta com todo o seu coração. A vida não é uma ciência; não é uma cadeia de causas e efeitos. Aqueça a água a 100 graus e ela evapora, isso é uma certeza. Mas na vida real, nada é certo como isso.  Cada pessoa é uma liberdade, uma liberdade desconhecida. É impossível predizer, impossível fazer conjecturas. É preciso viver na consciência e no entendimento.
         Você precisa estar em total liberdade, com todas as possibilidades em aberto, com nada pré-fixado, você terá que ficar consciente de que não existe outra possibilidade. E isso é entendimento. E se você entender isso, a insegurança passa a ser uma parte intrínseca da vida, porque isso faz da vida uma liberdade, faz a vida uma contínua surpresa. Nunca se sabe o que vai acontecer. Isso faz com que você viva em constante assombro. Não chame de incerteza, chame de assombro. Não chame de insegurança, chame de liberdade.


          Pax!!!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário