terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Morte



O crescimento é doloroso porque você evitou mil e uma dores em sua vida. Evitando você não pode destruí-las, elas continuam acumulando. Você continua engolindo suas dores; elas permanecem em seu sistema. É por isso que o crescimento é doloroso. Quando você começa a crescer, quando decide crescer, você tem que encarar todas as dores que você reprimiu. Você não pode simplesmente se desviar delas.
E infelizmente, até agora nenhuma sociedade existiu na terra que não tenha sido repressora da dor. Todas as sociedades dependem da repressão. Duas coisas elas reprimem: uma é a dor e a outra é o prazer. E elas reprimem o prazer também por causa da dor.  O raciocínio é que se você não é tão feliz, você nunca se tornará tão infeliz; se a alegria é destruída você nunca estará profundamente na dor. Para evitar a dor elas evitam o prazer. Para evitar a morte elas evitam a vida.
E tem algo lógico nisso. Ambos crescem juntos. Se você quer ter uma vida de êxtase você terá que aceitar muitas agonias também. Se você quer os picos de uma montanha então você terá o vale também. Mas não há nada de errado no vale; sua abordagem apenas tem que ser diferente. Você pode desfrutar de ambos, o pico é belo assim como o vale. E existem momentos quando se deveria relaxar no vale.
O pico é ensolarado, ele está em diálogo com o céu. O vale é escuro, mas sempre que você quer relaxar você tem que se mover para a escuridão do vale. Se você quer ter picos você terá que crescer raízes no vale. Quanto mais fundo as suas raízes forem, mais alto sua árvore crescerá. A árvore não crescerá sem raízes e as raízes têm que penetrar profundamente dentro do solo.
Dor e prazer são partes intrínsecas da vida. Sempre que evitar a dor também estará evitando o prazer. É um fato.
A vida existe entre essa polaridade. Esta tensão entre dor e prazer torna o capaz de criar uma grande música; a música existe somente nesta tensão. Destrua a polaridade e você ficará obtuso, estagnado, empoeirado. Você não terá nenhum significado e você nunca saberá o que é um esplendor. Você terá perdido a vida.
O homem que quer conhecer a vida tem que aceitar e abraçar a morte. Elas vêm juntas, elas são dois aspectos de um único fenômeno. É por isso que o crescimento é doloroso. Você tem que ir para dentro de todas aquelas dores que você esteve evitando. Isso machuca. Você tem que passar por todas aquelas feridas que de alguma maneira você não conseguiu olhar. Mas quanto mais fundo você vai à dor, mais profunda é a sua capacidade de entrar no prazer. Se você pode entrar na dor no limite máximo, você será capaz de tocar o paraíso.

Pax!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário